Sunday, 8 April 2018

Sistema mundial de comércio china


A China iniciará o maior mercado de comércio de carbono do mundo.


Embora a China tenha uma economia não comercial, aprendeu com erros na Europa e na Califórnia.


Por John Fialka, ClimateWire em 16 de maio de 2016.


Quando se trata de aprender sobre o comércio de emissões, a China teve uma vantagem.


O principal emissor mundial de gases de efeito estufa passou 15 anos explorando o globo para aprender com os erros de outras nações e encontrar as melhores maneiras de construir um sistema comercial próprio, o que poderia se tornar o maior do mundo.


Um dos primeiros mentores da China foi Dan Dudek, economista agrícola e vice-presidente do Fundo de Defesa Ambiental (EDF) que, no início da carreira, entrou em discussão com o presidente Fred Krupp sobre se a China poderia ser um grande pedaço de o quebra-cabeça que o grupo estava explorando: havia uma maneira de usar a economia, ao invés de políticas e regulamentos, para afastar os negócios do mundo de poluir o meio ambiente para protegê-lo e recompensar inovações de baixo custo que fazem isso?


Dudek queria introduzir um sistema baseado no mercado para proteger os recursos escassos que ele havia visto debatidos na Califórnia, onde durante décadas as disputas sobre os direitos da água foram resolvidas por lutas legais e políticas. Os vencedores eram geralmente fazendeiros e fazendeiros que pressionavam o governo para impedir que os rios selvagens remanescentes do estado irrigassem mais culturas em terras secas. Uma vez que eles ganharam a luta, lembrou Dudek, era "usá-lo ou perder." Ele sentiu que o governo deveria encorajar as pessoas a encontrar formas de economizar água.


Como diz Dudek às vezes, "o status quo é um concorrente vicioso". & Quot;


Em 1985, Dudek, que assistiu a essa batalha como economista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e depois como professor da Universidade de Massachusetts, Amherst, se juntou à EDF, o único grupo que sentiu poder ouvir seu grande esquema para proteger o meio ambiente.


O melhor lugar para fazer foi na China, Dudek pediu a Krupp, e o recurso na maioria dos problemas não havia água, mas ar. Dudek observou que a economia da China estava explodindo e a poluição do ar em suas principais cidades se tornaria um grande problema de saúde. Ele disse a Krupp que queria ir a China para que o governo explore o uso dos mercados econômicos para incentivar a redução da poluição do ar.


Krupp, um advogado, estava interessado em economia, mas ele achou a idéia de enviar seu principal economista para a China ser incompreensível. A China correu sua economia em planos de cinco anos, e não em economia de estilo ocidental. Mas Dudek continuou empurrando e, eventualmente, conseguiu usar o chefe dele. Ele fez sua primeira viagem à China para a EDF em 1991. Ele encontrou especialistas do governo lá curiosos sobre uma nova abordagem dos EUA para usar a economia para ajudar a reduzir os danos generalizados por chuvas ácidas. Isso teve início com um projeto EDF.


Desde então, Dudek realizou mais de 150 viagens à China. Ele contratou uma equipe de cidadãos chineses para dirigir o escritório de EDF de Pequim e trabalhou com especialistas chineses em todas as províncias. Alguns dos que trabalharam com ele nos primeiros dias ajudaram a China a navegar em enormes mudanças em seu planejamento ambiental. Eles incluem Xie Zhenhua, atualmente o principal negociador de mudanças climáticas da China e um dos arquitetos do sistema nacional de mitigação da mudança climática da China, com base em incentivos econômicos, que deverá ser revelado no próximo ano.


Os dados determinam uma desvantagem para alguns, uma benção para os outros.


A China anunciou que, em 2017, lançará um programa nacional de cap-and-trade envolvendo seis dos seus maiores setores industriais com emissões de carbono, começando pela geração de energia a carvão. O esforço toma emprestadas idéias do programa de chuva ácida dos EUA e aprendeu lições da União Européia e também dos esforços da Califórnia para colocar uma base econômica em suas emissões de gases de efeito estufa.


Algumas das lições da China vieram de programas-piloto onde governos e empresas tinkered com capital e comércio em duas províncias e cinco cidades. No oeste, o capital e o comércio exigiram que os governos localizassem as principais fontes de emissões, medem a produção e as licenças de emissão que equivalem ao direito de poluir um certo nível de gases de efeito estufa. As empresas que inovam e reduzem suas emissões abaixo do limite do governo podem vender seus excedentes de licenças para as empresas que não.


No Oriente, particularmente na economia orientada para o planejamento da China, os inovadores tiveram que enfrentar alguns obstáculos fundamentais que não existem no Ocidente. Eles incluem um ceticismo burocrático profundo sobre o uso de mercados e a falta de dados básicos para medir e rastrear a poluição.


De acordo com A. Denny Ellerman, um economista aposentado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que seguiu a Europa e os programas da China, as empresas da economia baseada em comando da China não estabeleceram nenhuma medida da eficiência de aquecimento de vários tipos de carvão.


"Era apenas uma pilha de lodo preto que eles despejaram em sua planta," quot; ele disse.


À medida que mudou seu foco ambiental principal para as mudanças climáticas, a China também gerou alguns erros espetaculares para descobrir. Treinou um grande número de consultores de comércio de emissões, que descobriram rapidamente que havia um grande dinheiro devido à falta de dados, regras de mercado soltas e "mecanismo flexível" das Nações Unidas. destinado a ajudar a desenvolver países em desenvolvimento, como China, Índia e Brasil, no comércio de emissões.


Foi chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), introduzido no Protocolo de Quioto das Nações Unidas pela administração Clinton e permitiu que as nações industriais comprassem e usassem créditos de nações mais pobres que encontraram maneiras de reduzir radicalmente as emissões.


Em 2008, a China estava arrecadando bilhões de dólares vendendo créditos de um desses sistemas, lançados por empresas que incineravam um gás chamado HFC-23. O gás e o mdash, mais de 11.000 vezes mais poderoso que um aquecedor global do que o dióxido de carbono e mdash, foi um subproduto de fazer um refrigerante chamado HCFC-22. O HFC-23, normalmente ventilado para a atmosfera, pode ser destruído rapidamente e barato pela incineração. Curiosamente, o crescimento do mercado normalmente previsível para o refrigerante na China subitamente disparou.


Criando ordem do caos comercial HFC.


Onze empresas chinesas surgiram como as incineradoras de HFC-23 mais agressivas do mundo e, de acordo com o tratado de Kyoto, poderiam ser usadas para compensar a necessidade de subsídios mais caros necessários para atender aos limites impostos pela União Européia em suas empresas. Assim, as principais fábricas de energia e aço da Europa logo se tornaram viciadas em comprar.


A prática diluiu o poder minguante das forças de mercado na Europa para limpar os problemas de emissões locais. Grupos ambientais reclamaram que as empresas chinesas fabricavam um perigoso poluente para resolver um problema de poluição. Depois que as Nações Unidas rejeitaram a idéia de que a fraude poderia estar envolvida, a União Européia proibiu essa negociação em janeiro de 2011.


O resultado foi o caos financeiro entre os milhares de "casamentores" da China, & quot; consultores que ligaram vendedores HFC-23 com compradores europeus. Em 2010, os europeus estavam quebrando seus contratos, enviando algumas empresas chinesas para a bancarrota.


"Em muitos casos, esses indivíduos eram corretores honestos, e em muitos casos, eles receberam todos os incentivos para serem soltos sobre isso". explicou Valerie Karplus, economista do MIT que estudou o início da negociação da China junto com uma equipe de especialistas da prestigiada Universidade de Tsinghua da China.


Antes que os negócios da HFC-23 entrassem em colapso, a China os usava para dominar mais da metade dos lucrativos negócios internacionais do MDL, envolvendo centenas de bilhões de dólares. Os líderes da China valentemente os defenderam até janeiro de 2013, quando uma causa política mais urgente interveio. O episódio de poluição atmosférica mais grave da China, mais tarde denominado "airpocalypse", "quot; escureceu os céus sobre Pequim e outras grandes cidades, provocando uma enorme indignação da saúde pública. Um resultado foi um novo sistema de medição de perigos para a saúde que culminou em um "alerta vermelho".


Mais esforços sérios para construir um programa nacional de cap-and-trade começaram, com a China empurrando seus comerciantes de carbono para reorientar seus esforços na limpeza da poluição em casa.


Karplus pensa que o incidente ajudou a China a aprender algumas lições valiosas sobre o poder e as fraquezas dos mercados em execução. O novo sistema de comércio nacional que deverá surgir junto com um limite nacional de emissões no próximo ano incluirá controles mais apertados sobre comerciantes e especuladores.


& quot; Não é como se fossem flop um mercado em cima do sistema antigo, & quot; Karplus explica. "Há muita cautela incorporada na forma como este sistema está sendo projetado. & quot;


Mas alguns dos problemas de dados básicos da China permanecem. Ele queima mais carvão do que relata, e as autoridades locais continuam a aprovar novas usinas a carvão, apesar da desaceleração da economia do país, porque eles fornecem empregos.


Karplus, que começou suas visitas à China em 2002, descobriu que os antigos sistemas de comando e controle estavam tendo problemas para descobrir por que as empresas em algumas partes da China poderiam reduzir as emissões de baixo custo e as empresas de outras províncias não poderiam. Se algumas empresas estavam quebrando as regras, tornou-se cada vez mais caro para os planejadores centrais localizá-los.


Mas ela também encontrou cadáveres de cientistas mais jovens que trabalharam anteriormente com a EDF e a US EPA na criação do programa de chuvas ácidas da China, que considerou isso como um problema que poderia ser resolvido por mercados que atravessavam as fronteiras provinciais.


"Esta foi uma grande diferença. Agora eles estão no meio do coração, & quot; ela explicou. Foram implementadas novas medidas que expuseram o teor de umidade do carvão. Isso ajudou os observadores do mercado a rastrear quais empresas estavam sendo eficientes e quais não eram. "Houve uma evolução real no pensamento," Karplus concluiu.


A China transforma as mesas no Congresso.


Henry Jacoby, professor de economia aplicada no MIT, adverte que os estrangeiros não esperam milagres, mas ele acha que os planejadores centrais estão começando a fazer as perguntas certas. A execução de sua economia não é apenas uma questão de manter o controle.


"China é um lugar complicado. Você precisa saber como as coisas realmente funcionam nas províncias, & quot; ele disse. Uma das razões para o uso de mais ferramentas de mercado, pensa Jacoby, é que "eles estão tentando usar isso para controlar algumas das grandes indústrias antigas de ferrugem que obtiveram."


Dudek da EDF, que dedicou uma grande parte de sua carreira a encorajar a China a usar os mercados para encontrar formas de reduzir as necessidades energéticas, continua otimista de ter se tornado dolorosamente consciente dos limites das regulamentações.


"É realmente difícil dizer às pessoas o que eles devem fazer em locais individuais, & quot; ele disse. Dudek pensa que levaria cerca de 20 mil planejadores, um exército virtual de engenheiros governamentais, para se sentar e "descobrirem", OK, qual a melhor tecnologia de controle para cada categoria de fonte de gases de efeito estufa? '& Quot;


Ele diz que existe agora "um monte de trabalho de design" em curso para estruturar mercados para revelar isso. Há também um monte de mexerizos locais acontecendo, de modo que as empresas chinesas podem encontrar as próprias respostas. Os governos locais começaram a olhar para o grande desperdício de energia das pequenas empresas, como as empresas da indústria têxtil da China.


Isso inspirou Gan Weiming, chefe de uma pequena fábrica na cidade de Shaoxing, para comprar uma máquina para capturar o calor das águas residuais e reciclá-lo para o processo de tingimento. Cortou bruscamente a necessidade de vapor, pagando por si mesmo em um ano. Então, Gan se inscreveu em um curso de governo em eficiência energética e enviou engenheiros da empresa para encontrar mais caminhos para economias de energia (ClimateWire, 23 de março).


Em 25 de setembro de 2015, o presidente da China deu o seu passo mais ambicioso, indo aos Estados Unidos, uma nação que ainda pode estar a alguns anos de criar um mercado de carbono e anunciar o programa nacional de cap-and-trade da China.


Naquele dia, Dudek teve um momento de tranqüila satisfação. "A ironia do presidente Xi Jinping em pé na Casa Branca e anunciar a política é muito rica" ele disse.


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A China está se preparando para lançar o maior mercado de carbono do mundo.


O mercado de emissões cobrirá cerca de um quarto do CO 2 industrial do país.


Por Debra Kahn, ClimateWire em 14 de agosto de 2017.


Quando os Estados Unidos revertem suas políticas climáticas, o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo está em meio à criação de um sistema nacional de comércio de carbono.


Autoridades chinesas estão se preparando para lançar um mercado de emissões no final deste ano, que irá cobrir cerca de um quarto do CO 2 industrial do país. Funcionários e grupos sem fins lucrativos da União Européia, Austrália e Califórnia estão aconselhando os chineses no design do programa.


As expectativas são moderadas: os detalhes do sistema nacional da China ainda são obscuros, mas surgiram informações suficientes de que os observadores são céticos, será imediatamente comparável aos programas existentes, devido às características de design, bem como à pressa com que a China está implantando.


Inicialmente, não vai ser mais robusto do que, digamos, Califórnia ou RGGI ou mesmo alguns dos pilotos, & quot; disse Jeremy Schreifels, um colega visitante da Resource for the Future que vem observando a evolução do mercado. Ele estava se referindo à Iniciativa Regional de Gases de Efeito Estufa que abrange nove estados do Nordeste.


A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, agência de planejamento macroeconômico da China, disse que pretende iniciar um mercado nacional em novembro. Mas não está claro o que isso significa exatamente, se as empresas terão que começar imediatamente a comprar subsídios de carbono para cobrir suas emissões, ou alguma forma menor de regulamentação, como exigir que as empresas denunciem suas emissões. Até agora, observadores dizem que o mercado está aquém dos padrões estabelecidos pelas jurisdições ocidentais.


Funcionários chineses têm trabalhado com colegas da União Européia, Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha e Noruega, bem como a Califórnia nos pilotos, que começou em 2013 em sete províncias e cidades e varia em seu design. No total, eles cobrem cerca de 2.000 empresas e 1,2 bilhões de toneladas de CO 2 por ano, de acordo com um artigo de 2015 de ZhongXiang Zhang, professor de economia da Universidade Fudan em Xangai. Isso é cerca de um oitavo das emissões anuais totais de CO 2 do país.


O sistema nacional quadruplicaria o alcance dos programas existentes. "Seria cerca de quatro vezes maior em termos da quantidade de emissões de CO 2 das instalações que estão cobertas [atualmente] e seria, de longe, o maior sistema de cap-and-trade do mundo". disse Larry Goulder, economista da Universidade de Stanford, que organizou reuniões de arquitetos de mercado de carbono na China e na Califórnia.


Nenhum sistema de comércio de carbono no mundo realmente resultou em reduções significativas de emissões ainda. Devido a fatores variáveis, os limites de emissões iniciais na União Européia, os Estados Unidos do Norte e a Califórnia acabaram confortavelmente acima das emissões reais, de modo que as empresas não tiveram que pagar altos preços ou enfrentar incentivos significativos para reduzir suas emissões. Em vez disso, os programas serviram como construtores de consenso político que adquiriram indústria acostumada às políticas climáticas.


O programa da China, que aniquilará todos os mercados existentes, provavelmente será igualmente difícil de se ligar às reduções reais de emissões, pelo menos no início. Mas poderia inspirar mais jurisdições para embarcar.


"Há realmente muita coisa sobre o sucesso do programa", & quot; disse Schreifels. "Se o programa de comércio de CO 2 da China for percebido como um programa bem-sucedido, acho que poderia proporcionar às outras nações a confiança para adotar o modelo de comércio de emissões e assumir um compromisso climático ou um compromisso climático mais rigoroso. Ao mesmo tempo, se for visto como uma falha, acho que isso poderia dificultar a política climática em muitas partes do mundo.


O escrutínio internacional, baseado em parte no tamanho da China e em parte na familiaridade de outras jurisdições com cap e comércio, proporcionará um incentivo para corrigir isso, disse outro especialista acadêmico. "A última coisa que eles querem fazer é falhar", & quot; disse Angel Hsu, professor do Colégio Yale-NUS e da Escola de Estudos Florestais e Ambientais da Universidade de Yale, que estudou a China na última década.


Califórnia sonhando


Enquanto o presidente Trump está criticando a China no Twitter por não conseguir controlar as ameaças nucleares da Coréia do Norte, o governador da Califórnia, Jerry Brown (D) assumiu o papel de enviado de clima sombrio. Ele visitou o presidente Xi Jinping em junho e chamou a China de "esperança" sobre liderança em mudanças climáticas.


Brown citou o interesse da China quando ele assinou um projeto de lei no mês passado para estender o programa de cap e trade da Califórnia até 2030. "A China está copiando esse plano de capital e comércio", & quot; ele disse.


A Califórnia esteve particularmente envolvida na província do programa-piloto de Guangdong, ao norte de Hong Kong. Como tal, ele espelha mais a Califórnia; começou com um preço mínimo de cerca de US $ 9 por tonelada em 2013. Também é o único na China que começou com o requisito de todos os participantes comprarem alguns de seus subsídios, em vez de receber todos eles de graça.


A nível nacional na China, o papel da Califórnia tem sido mais limitado. Cap e comércio não estava na vanguarda da viagem de Brown para a China em junho. Em discussões com autoridades provinciais e nacionais, ele se concentrou mais no desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de carbono, como baterias de veículos elétricos.


Autoridades do Estado reconhecem que os detalhes e frank talk são difíceis de encontrar na China.


"Nunca há um envolvimento total com quem está realmente tomando a decisão", & quot; Mary Nichols, a presidente da principal agência climática e climática da Califórnia, o Air Resources Board, disse em uma entrevista em Pequim em junho. "Eu acho que é misterioso mesmo para pessoas que viveram e trabalharam por muito tempo."


Os observadores destacam que as diferenças fundamentais entre a China e os países ocidentais resultam em diferentes processos e resultados de regras. Enquanto os países ocidentais enfrentam oposição política da indústria, ambientalistas e outras partes interessadas, o desafio da China é introduzir incentivos baseados no mercado em uma economia planejada, de alta para baixo.


"Na China, não é um desafio político explícito que se enfrenta tanto quanto institucional," quot; Goulder disse. & quot; ou seja, o país não dispõe de um aparelho de monitoramento e monitoramento das emissões. Além disso, grande parte da economia ainda não é uma economia de mercado, mas sim estatal em termos da forma como os preços são definidos, e isso é particularmente verdadeiro no setor de energia. Um dos principais desafios é como introduzir regulamentos ambientais, mesmo regulamentos baseados no mercado, em um mundo onde muitos dos setores não responderão também porque os preços são controlados. & Quot;


Nichols prevê um importante papel de fundo no programa nacional, avaliando o mercado uma vez que ele lança.


"O que obtém resultados, qual é o custo real do controle do carbono como as pessoas se comportam no programa" & quot; Nichols disse. "Nós vamos realmente entrar no meio de toda a coisa."


Medindo o sucesso e a falha.


A posição da China sobre política ambiental e clima em particular evoluiu devagar.


"Houve um longo processo, no passado eu diria 10 a 15 anos, onde a China migrou de uma posição em que eles inicialmente viram os pedidos dos EUA de ter cooperação com a China como esforços para descarrilar o desenvolvimento da China, carga de emissões de carbono igualmente na China e nos EUA, mesmo que a China, historicamente e per capita, fosse muito mais baixa, & quot; disse Orville Schell, um estudioso da história chinesa e diretor do Centro da Sociedade da Ásia sobre Relações EUA-China. "Isto tem muito a ver com ONGs [organizações não-governamentais], organizações da sociedade civil que estavam trabalhando com a China na última década".


Além do efeito da pressão externa, as autoridades chinesas também foram motivadas a atuar no clima por críticas internas sobre a má qualidade do ar do país. Em 2012 e 2013, os "internautas chineses" percebeu que os dados domésticos de qualidade do ar eram muito mais elevados do que as medidas internacionais mostraram e o uso do carvão era o principal culpado.


"Eu acho que esse foi realmente o ponto de inflexão", & quot; Hsu disse. "Eu não acho que era pressão internacional ou o que os EUA estavam fazendo; Eu acho que era pressão doméstica. Ele propugnou as escalas para o presidente Xi Jinping dizer: 'Isso pode ser uma vitória para nós.' & Quot;


Com um sistema político socialista-comunista único, uma vez que a decisão foi tomada no topo para abraçar a ação climática, as autoridades chinesas conseguiram avançar rapidamente desde 2007, quando o 11º plano quinquenal estabeleceu os primeiros objetivos de consumo de energia : uma redução de 20% de uso de energia por unidade de produto interno bruto até 2012.


A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China lançou sete programas de comércio regional em 2013 em uma variedade de condições econômicas, desde a indústria Chongqing no oeste até os pólos urbanos de Pequim e Shenzhen, no leste. Em 2015, Xi e o presidente Obama assinaram um acordo no qual a China prometeu lançar um sistema nacional de comércio de carbono até 2017, abrangendo oito grandes setores industriais.


Enquanto a China ainda espera iniciar o programa este ano, agora planeja cobrir apenas três setores desde o início: eletricidade, alumínio e cimento. Isso é devido à falta de bons dados sobre emissões e produção do resto dos setores. Os programas-piloto continuarão enquanto o resto do programa nacional se lança em funcionamento.


O escopo truncado do programa não é necessariamente um revés importante, dizem os especialistas. "Isso não é nada incomum a partir de uma perspectiva de planejamento, & quot; Hsu disse. "China, no modo típico [líder do antigo líder chinês] Deng Xiaoping, gosta de atravessar o rio sentindo as pedras primeiro."


De modo substancial, disse ela, os setores cobertos aumentam seu peso em termos de contribuições para a mudança climática: o Cimento é responsável por metade das emissões de CO2 do país e 85% da produção de eletricidade da China é de carvão.


'Melhor que nada'


Preocupações sobre a qualidade e a opacidade dos dados de relatórios de emissões da China. O país produziu apenas dois estoques nacionais de gases de efeito estufa, cobrindo 1994 e 2005, como Hsu apontou em um artigo.


"É justo dizer que tudo aqui é mais opaco, mas está ficando mais claro à medida que eles começam a estar dispostos a compartilhar mais dados, seus dados sejam criticados por outros". Nichols, do ARB, disse. & quot; Quando eu comecei a vir aqui em 2008-2009, ninguém acreditava em nenhum de seus dados publicados. Ninguém achava que eles realmente sabiam o que realmente estava sendo emitido, e em um número razoavelmente curto de anos, nós nos mudamos para um ponto em que eu acho que as pessoas sentem que há um controle muito melhor, muito mais vontade de divulgar tanto o que eles sabem quanto o que eles não sabem. & quot;


Em lugar de dados de emissões precisas, Hsu disse que a China tem mais controle sobre as empresas do que os governos democráticos, de modo que pode colocá-las mais facilmente e manter a integridade ambiental se, por exemplo, as licenças forem muito abundantes e o preço caísse, como aconteceu no sistema da UE.


"Eu acho que a China será capaz de ter um melhor controle regulatório sobre algumas dessas questões, porque elas não são totalmente um mercado livre". Hsu disse. "Você tem a estabilidade e você tem a infra-estrutura do governo chinês tendo uma enorme quantidade de supervisão sobre o mercado, para que isso possa ser bom ou ruim."


Como na Califórnia, medidas complementares, como a eficiência energética, têm o potencial de reduzir as emissões e fazê-la aparecer como se o programa de negociação não fosse responsável. A China também está no meio da introdução de um "certificado verde" programa, semelhante aos padrões de portfólio renovável nos Estados Unidos. E do lado da economia planejada, a China tem encorajado uma mudança para a produção de energia mais baixa e de alto valor sobre a indústria pesada. Essas políticas poderiam contribuir tanto quanto o comércio de emissões para o objetivo da economia interna da China de uma redução de CO 2 de 18% até 2020 a partir dos níveis de 2015.


Devido a uma redução no consumo de carvão e a uma menor taxa de crescimento geral, as emissões de CO 2 da China caiu no ano passado, de acordo com a Agência Internacional de Energia. E enquanto a China ainda não está comprometida com a redução absoluta de emissões nas negociações climáticas globais, os especialistas dizem que é "baseado na intensidade" Os objetivos de redução de carbono da U. N., que se baseiam na melhoria da eficiência relativa dos processos industriais, podem ser tão efetivos quanto os cortes absolutos no estilo ocidental das emissões.


"Se a indústria pesada cresce mais devagar, uma taxa de carbono ou alvo de intensidade de carbono pode ser ainda mais rigoroso do que um programa de cap-and-trade pode ser. Se a economia crescer mais rápido do que o previsto, poderia ser menos rigoroso do que um programa de cap-and-trade, & quot; Schreifels explicou. "Quando há uma grande incerteza, pode ser melhor abordar essa incerteza".


Os especialistas estão observando vários indicadores futuros da rigidez do programa, inclusive se ele será classificado como uma lei ou um regulamento. Uma lei passaria pelo Congresso Nacional do Povo e teria mais autoridade do que um regulamento, que seria aprovado pelo Conselho Estadual Administrativo. Mas uma lei levaria mais tempo, possivelmente vários anos, ao processo legislativo.


Transparência e integridade dos dados de emissões também são importantes, assim como a severidade das penalidades por incumprimento. Sem o apoio de uma lei, o programa pode confiar em punições informais e únicas, como tornar as empresas inelegíveis para receber empréstimos preferenciais ou criar novas instalações.


Schreifels estimou que há "provavelmente uma chance de 80 por cento, ele vai a rota reguladora", pelo menos no início.


& quot; Todos precisam reajustar suas expectativas no mercado nacional de carbono da China, & quot; disse Junjie Zhang, diretora do Centro de Pesquisa Ambiental da Universidade Duke Kunshan, joint venture da Duke University e da Universidade Wuhan da China. "É hora de mudar a nossa expectativa. Eu diria que este seria o lançamento do início do início. Algo é melhor do que nada. & Quot;


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Sistema de comércio mundial da China. A Agenda de Doha atual é uma aberração porque não reflete uma das maiores mudanças no sistema econômico e comercial internacional: o aumento da China. Mesmo que a China tenha interesse em manter a abertura comercial, uma iniciativa que se baseie, mas redefine a agenda de Doha, seria uma âncora.


Deixe-me começar por dizer o quanto estou feliz em estar na China em um ponto tão importante na negociação da entrada da China na Organização Mundial do Comércio. A partir de agora, analisaremos esse tempo como uma divisão da evolução do sistema econômico global. Existe uma realidade simples que está no cerne das nossas negociações atuais e dos verdadeiros desafios do ajuste que todos enfrentamos: a China precisa cada vez mais de oportunidades e segurança do sistema da OMC para cumprir seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento.


E a OMC precisa cada vez mais da China como um membro pleno e ativo para ser um sistema verdadeiramente universal. Esta realidade é enfatizada pela enorme força do aumento da China no mundo. A China já é a quinta maior potência comercial do mundo e o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros. Hoje, a economia chinesa representa entre 5 a 10 por cento da produção global, dependendo do método utilizado para calcular a produção nacional.


À medida que a economia da China se expande para o futuro, também os seus laços com a economia global. A dependência dos mercados de exportação continuará a crescer rapidamente, e não só para produtos intensivos em mão de obra, como calçados e brinquedos, mas para bens e serviços de tecnologia superior que são uma proporção cada vez maior da produção da China à medida que ele escala a escala de produção. As importações também aumentarão, em parte, para estimular a industrialização e a modernização, mas também em resposta à demanda dos consumidores.


E uma rede cada vez maior de investimentos externos e externos atrairá a China para o sistema financeiro global. Isso não deve mencionar a crescente demanda por energia, recursos minerais, alimentos e importações agrícolas, que, apesar do tamanho e recursos da economia chinesa, não podem ser satisfeitas apenas pela produção doméstica. O fato básico é que a China está se movendo para o centro do processo de globalização, e a China e outras nações se beneficiam disso.


Vivemos em um mundo onde a tecnologia, o capital e o comércio se movem cada vez mais livremente; onde as ferramentas econômicas antigas perderam sua vantagem; e onde a força econômica e a segurança dependem cada vez mais da abertura econômica e da integração. O caminho da China para o crescimento e a modernização também é um caminho para a interdependência. Esse processo de globalização não será revertido - ele vai acelerar.


Em todo o mundo, as forças econômicas e tecnológicas estão quebrando paredes, atravessando as fronteiras e unindo uma única economia mundial. O aprofundamento da interdependência é a realidade central para a China e para o mundo.


Gerenciar a interdependência é nossa responsabilidade compartilhada. Um passo fundamental para completar essa interdependência é levar a China ao sistema comercial multilateral.


As relações econômicas da China com o mundo são simplesmente muito grandes e abrangentes para gerenciar efetivamente através de um labirinto de acordos bilaterais, cambiantes e instáveis ​​bilaterais. A melhor garantia da China de políticas comerciais internacionais consistentes e consistentes é encontrada dentro do sistema multilateral baseado em regras.


Da mesma forma, a China, como todos os outros países, pode gerenciar melhor suas crescentes relações econômicas com o mundo com base em direitos e obrigações acordados por consenso e refletidas em regras e disciplinas executórias. Esta é a única maneira de resistir às pressões ou ameaças bilaterais de ações unilaterais.


É também a única maneira de sustentar e promover a reforma econômica doméstica sabendo que os esforços da China nessa direção estão sendo acompanhados por seus parceiros comerciais, membros da OMC, que compartilham as mesmas obrigações nos termos dos acordos da OMC.


A adesão à OMC significa assumir obrigações vinculativas em relação às políticas de importação - obrigações que exigirão um ajuste nas políticas comerciais da China e, na maioria dos casos, a reestruturação econômica.


Mas, por sua vez, a China se beneficiará da extensão de todas as vantagens que foram negociadas entre os membros da OMC. Terá o direito de exportar seus produtos e serviços para os mercados de outros membros da OMC às taxas de direitos e níveis de compromisso negociados na Rodada Uruguai - isso inclui consolidação tarifária que beneficia quase por cento das exportações chinesas de produtos industriais para países desenvolvidos, com quase metade desses produtos sujeitos a tratamento isento de impostos.


Essas tremendas oportunidades de acesso ao mercado serão sustentadas e reforçadas pelos dois princípios fundamentais da nação mais favorecida e da não discriminação. Do ponto de vista igualmente importante, a China recorrerá a um fórum multilateral para discutir os problemas comerciais com os parceiros da OMC e, se necessário, com um procedimento vinculativo de resolução de litígios se os seus direitos forem prejudicados. Este maior nível de segurança beneficiará a China imensamente - incentivando uma maior confiança das empresas e atraindo níveis ainda maiores de investimento.


Existe uma terceira razão importante para a participação da China no sistema multilateral. Somente dentro do sistema, a China pode participar da redação das regras comerciais do século XXI. Este será um conjunto sem precedentes de direitos e obrigações negociados internacionalmente por consenso. O poder duradouro do sistema multilateral é o seu poder de evoluir.


Ao concluir a Rodada Uruguai do GATT que, na época, era o acordo mais ambicioso e de longo alcance na cinquenta anos de história do sistema econômico internacional. E seu valor ultrapassa os números do comércio; Ao abrir o acesso ao conhecimento, à comunicação e às suas tecnologias, estamos abrindo o acesso às matérias-primas mais importantes do novo século. Isto será de imensa importância para o desenvolvimento e a competitividade de todas as economias, e não a China.


E isso não significa nada sobre as negociações da OMC sobre agricultura, serviços e outros setores, que serão retomadas em três anos. Uma China que olha para o exterior não pode se dar ao luxo de ficar à margem enquanto outros escrevem as regras do jogo.


Uma China com interesses de exportação crescentes não pode deixar de ser segura e expandir o acesso aos mercados globais - segurança que apenas o sistema multilateral oferece. E talvez o mais importante, uma China dependente da tecnologia e da modernização não pode dar ao luxo de atrasar o ritmo acelerado da globalização - particularmente em setores como tecnologias de informação, telecomunicações ou serviços financeiros, que serão os principais blocos de construção da nova economia.


O sucesso econômico da China até agora está diretamente ligado às suas impressionantes reformas domésticas, incluindo a liberalização do comércio e do investimento. Mas este não é o fim da estrada. Uma maior liberalização - realizada com base nas regras da OMC, e em troca de benefícios de outros parceiros da OMC - poderia ser o maior estímulo ainda para o crescimento econômico da China.


E, por extensão, um estímulo gigante para a economia mundial. Não estou sugerindo que juntar-se à OMC é um passo simples. Mas muitos outros países que já são membros da OMC compartilham um nível comparável de desenvolvimento com a China. Eles subscreveram seus direitos e obrigações e aproveitam seus benefícios. Os outros candidatos à adesão também estão mostrando que eles fizeram a mesma escolha. A atração da OMC reside precisamente na força e consistência de seus direitos e obrigações - que continuamos ampliando e aprofundando com a expansão e integração da economia global.


Há cinquenta anos, o foco era apenas as tarifas e outras medidas de fronteira; Hoje, as regras da OMC se estendem bem dentro da fronteira, abrangendo padrões técnicos, serviços, propriedade intelectual, investimentos relacionados ao comércio e uma série de outras políticas econômicas que antes eram consideradas domésticas. A crescente complexidade das regras e a diversidade de membros, longe de enfraquecer a OMC, fortaleceu-a.


Ao passar a uma participação mais ampla, fizemos mais do que adicionar uma nova regra aqui ou um novo membro lá. Criamos uma rede em expansão de interesses e responsabilidades interligadas - um sistema que cresce mais vital para todos os nossos interesses comerciais à medida que se fortalece. É porque a adesão da China à OMC moldará profundamente a evolução futura e a direção das relações econômicas globais, que devemos obter o processo correto.


A China é muito grande e importante, um jogador econômico - e sua entrada na OMC terá um impacto muito grande no sistema - para comprometer essas negociações. Recentemente vimos sinais importantes de impulso e flexibilidade criativa que vimos recentemente nessas negociações - em áreas difíceis como direitos comerciais, não discriminação, barreiras não tarifárias, comércio estadual, investimento e propriedade intelectual, onde os negociadores fizeram progressos bastante notáveis, especialmente nos últimos meses.


Nada desse progresso teria sido possível sem a base de base técnica - se consome tempo - técnica que todas as partes nesta negociação estabeleceram durante a década anterior. Mas o que realmente está direcionando este processo é um reconhecimento compartilhado das recompensas que estão no sucesso. Meu objetivo não é subestimar o trabalho que temos diante de nós, especialmente quando abordamos a próxima sessão de negociação agendada em maio deste ano.


Como todas as negociações, grande parte do trabalho importante - e os problemas mais difíceis - foram deixados até o fim. Meu propósito é, em vez disso, exortar todos os envolvidos a redobrar seus esforços - e esticar sua imaginação - agora que podemos afirmar que está entrando na fase final e há uma necessidade amplamente compartilhada de avançar com urgência.


Ainda existem questões cruciais relativas aos termos de adesão da China à OMC. Igualmente importante, existem as negociações bilaterais de adesão ao mercado com os principais parceiros comerciais da China, que, como você sabe, são um elemento crítico e essencial de qualquer negociação bem-sucedida. Mais uma vez devemos lembrar que a posição da China como o 5º exportador mundial reforça a necessidade de seu próprio mercado ser acessível aos outros. Estas são todas questões importantes que precisarão ser resolvidas para a satisfação de todos antes que a China possa ser trazida para a OMC.


Não consigo acrescentar que este compromisso da Secretaria seja igualmente firme à medida que abordamos as etapas finais do processo de adesão.


Os desafios futuros não alteram a realidade básica de que nenhum aspecto das relações econômicas e comerciais da China será mais fácil de tratar fora do sistema multilateral. Ninguém pode querer esse cenário. O debate internacional sobre a globalização ilustra vívidamente este último ponto. Implicidade ou explicitamente, a China está se movendo para o centro desse debate. A maravilha não é que as negociações de adesão tenham sido tão longas e tão complexas. A maravilha é que este imenso país se moveu até agora no mercado principal da economia global em tão pouco tempo.


As paredes que nos dividiram estão caindo; mas alguns ainda vêem disparidades e diferenças, ao invés de nossos interesses comuns. A globalização está tecendo o mundo como nunca antes; mas é um mundo de diferentes culturas, diferentes sistemas e diferentes níveis de desenvolvimento.


A interdependência exige que respeitamos nossas culturas e civilizações únicas. A interdependência também exige que encontremos soluções comuns aos nossos problemas comuns. Estas incluem as preocupações dos principais parceiros comerciais da China sobre os seus excedentes comerciais persistentes. A China não está sozinha em fazer esse esforço de reestruturação. A globalização obriga todas as nações, pequenas ou grandes, ricas ou pobres, a participar de um contínuo processo de ajuste. Mais do que nunca, os problemas do mundo serão os problemas da China; e os problemas da China serão os do mundo.


No entanto, nosso mundo de mudanças dramáticas é também um mundo de possibilidades dramáticas. O padrão de vida da China dobrou na última década e, sem dúvida, duplicará e triplicará novamente.


Novas oportunidades estão se abrindo para trabalhadores chineses e empresários chineses. Novas escolhas estão se abrindo para os consumidores chineses. E desta abertura econômica surge uma nova esperança. Eu argumentaria, a partir da evidência do enorme sucesso da reforma até o momento, que o custo real seria manter as portas fechadas, diminuir o processo de reestruturação e manter estruturas públicas ineficientes. O que é verdade para a China é verdadeiro para o mundo. A economia global poderia facilmente duplicar, aumentando o nível de vida global em quase dois terços - entre os maiores avanços da história mundial.


A tecnologia e as comunicações estão unindo um planeta interligado, espalhando as ferramentas do progresso econômico e social e igualando a condição humana. E estamos quebrando as barreiras, não apenas entre as economias, mas entre as pessoas, dando-nos um interesse comum na prosperidade e na paz. Devemos ser claros sobre o que está em jogo: a entrada da China no sistema de comércio global é mais do que o comércio.


E é sobre a direção futura da economia global e da nossa comunidade global. Comecei dizendo que estamos em um ponto de viragem nas relações da China com o mundo. Um desses momentos da história, que vem, mas raramente, quando as escolhas formamos o curso dos eventos por anos e até décadas. A paisagem da Guerra Fria foi varrida, como por um terremoto histórico.


China e o World Trading System.


Anexado é o texto completo do discurso proferido pelo Director-Geral da OMC, Renato Ruggiero, mais cedo (21 de abril) na Universidade de Pequim, na China.


Existe uma realidade simples que está no cerne das nossas negociações atuais e dos verdadeiros desafios do ajuste que todos enfrentamos: a realidade de que a China já é um poder líder em uma economia global cada vez mais interdependente. A China precisa cada vez mais de oportunidades e segurança do sistema da OMC para cumprir seu enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. E a OMC precisa cada vez mais da China como um membro pleno e ativo para ser um sistema verdadeiramente universal.


Esta realidade é enfatizada pela enorme força do aumento da China no mundo. Durante a última década, a produção aumentou em média 10% ao ano, enquanto o volume de exportação de mercadorias cresceu ainda mais rápido, com cerca de 15%. Em duas décadas, o valor das exportações de mercadorias da China expandiu mais de vinte vezes, chegando a US $ 151 bilhões no ano passado. A China já é a quinta maior potência comercial do mundo e o segundo maior receptor de investimentos estrangeiros. Hoje, a economia chinesa representa entre 5 a 10 por cento da produção global, dependendo do método utilizado para calcular a produção nacional.


À medida que a economia da China se expande para o futuro, também os seus laços com a economia global. A dependência dos mercados de exportação continuará a crescer rapidamente, e não só para produtos intensivos em mão de obra, como calçados e brinquedos, mas para bens e serviços de tecnologia superior que são uma proporção cada vez maior da produção da China à medida que ele escala a escala de produção. As importações também aumentarão, em parte, para estimular a industrialização e a modernização, mas também em resposta à demanda dos consumidores. E uma rede cada vez maior de investimentos externos e externos atrairá a China para o sistema financeiro global.


Estima-se que a modernização da China exigirá importações de equipamentos e tecnologia de cerca de US $ 100 bilhões anuais, e as despesas de infraestruturas durante a segunda metade dessa década podem ascender a US $ 250 bilhões. Isso não deve mencionar a crescente demanda por energia, recursos minerais, alimentos e importações agrícolas, que, apesar do tamanho e recursos da economia chinesa, não podem ser satisfeitas apenas pela produção doméstica.


O fato básico é que a China está se movendo para o centro do processo de globalização, e a China e outras nações se beneficiam disso. Vivemos em um mundo onde a tecnologia, o capital e o comércio se movem cada vez mais livremente; onde as ferramentas econômicas antigas perderam sua vantagem; e onde a força econômica e a segurança dependem cada vez mais da abertura econômica e da integração. O caminho da China para o crescimento e a modernização também é um caminho para a interdependência.


Esse processo de globalização não será revertido - ele vai acelerar. Em todo o mundo, as forças econômicas e tecnológicas estão quebrando paredes, atravessando as fronteiras e unindo uma única economia mundial. No final do século XX, as nossas novas oportunidades, bem como os nossos desafios - no comércio, na economia, em todas as facetas da política internacional - surgem dos nossos mundos se aproximando, não mais separados. O aprofundamento da interdependência é a realidade central para a China e para o mundo. Gerenciar a interdependência é nossa responsabilidade compartilhada.


Um passo fundamental para completar essa interdependência é levar a China ao sistema comercial multilateral. As relações econômicas da China com o mundo são simplesmente muito grandes e abrangentes para gerenciar efetivamente através de um labirinto de acordos bilaterais, cambiantes e instáveis ​​bilaterais. A melhor garantia da China de políticas comerciais internacionais consistentes e consistentes é encontrada dentro do sistema multilateral baseado em regras.


Da mesma forma, a China, como todos os outros países, pode gerenciar melhor suas crescentes relações econômicas com o mundo com base em direitos e obrigações acordados por consenso e refletidas em regras e disciplinas executórias. Esta é a única maneira de resistir às pressões ou ameaças bilaterais de ações unilaterais. É também a única maneira de sustentar e promover a reforma econômica doméstica sabendo que os esforços da China nessa direção estão sendo acompanhados por seus parceiros comerciais, membros da OMC, que compartilham as mesmas obrigações nos termos dos acordos da OMC.


A adesão à OMC significa assumir obrigações vinculativas em relação às políticas de importação - obrigações que exigirão um ajuste nas políticas comerciais da China e, na maioria dos casos, a reestruturação econômica. Mas, por sua vez, a China se beneficiará da extensão de todas as vantagens que foram negociadas entre os 130 membros da OMC. Terá o direito de exportar seus produtos e serviços para os mercados de outros membros da OMC às taxas de direitos e níveis de compromisso negociados na Rodada Uruguai - isso inclui consolidação tarifária que beneficia quase 100 por cento das exportações chinesas de produtos industriais para países desenvolvidos , com quase metade dos produtos sujeitos a tratamento isento de impostos. Essas tremendas oportunidades de acesso ao mercado serão sustentadas e reforçadas pelos dois princípios fundamentais da nação mais favorecida e da não discriminação.


Do ponto de vista igualmente importante, a China recorrerá a um fórum multilateral para discutir os problemas comerciais com os parceiros da OMC e, se necessário, com um procedimento vinculativo de resolução de litígios se os seus direitos forem prejudicados. Este maior nível de segurança beneficiará a China imensamente - incentivando uma maior confiança das empresas e atraindo níveis ainda maiores de investimento.


Existe uma terceira razão importante para a participação da China no sistema multilateral. Somente dentro do sistema, a China pode participar da redação das regras comerciais do século XXI. Este será um conjunto sem precedentes de direitos e obrigações negociados internacionalmente por consenso.


O poder duradouro do sistema multilateral é o seu poder de evoluir. Em 1994, concluímos a Rodada Uruguai do GATT que, na época, era o acordo mais ambicioso e de longo alcance na cinquenta anos de história do sistema econômico internacional. Apenas três anos depois, avançámos para negociar acordos pioneiros para liberalizar o setor global de telecomunicações e remover tarifas sobre o comércio de produtos de tecnologia da informação - cujo valor combinado, em cerca de US $ 1 trilhão, corresponde ao comércio global de agricultura, automóveis e têxteis combinados. E seu valor ultrapassa os números do comércio; Ao abrir o acesso ao conhecimento, à comunicação e às suas tecnologias, estamos abrindo o acesso às matérias-primas mais importantes do novo século. Isto será de imensa importância para o desenvolvimento e a competitividade de todas as economias, e não a China.


Há todos os sinais de que também podemos concluir um acordo multilateral sobre serviços financeiros até o final deste ano - outra área em que estamos negociando no futuro. E isso não significa nada sobre as negociações da OMC sobre agricultura, serviços e outros setores, que serão retomadas em três anos.


Uma China que olha para o exterior não pode se dar ao luxo de ficar à margem enquanto outros escrevem as regras do jogo. Uma China com interesses de exportação crescentes não pode deixar de ser segura e expandir o acesso aos mercados globais - segurança que apenas o sistema multilateral oferece. E talvez o mais importante, uma China dependente da tecnologia e da modernização não pode dar ao luxo de atrasar o ritmo acelerado da globalização - particularmente em setores como tecnologias de informação, telecomunicações ou serviços financeiros, que serão os principais blocos de construção da nova economia.


O sucesso econômico da China até agora está diretamente ligado às suas impressionantes reformas domésticas, incluindo a liberalização do comércio e do investimento. A China já se beneficiou das reduções tarifárias unilaterais oferecidas no contexto das negociações de adesão; um estudo coloca os ganhos em US $ 22 bilhões. Mas este não é o fim da estrada. Uma maior liberalização - realizada com base nas regras da OMC, e em troca de benefícios de outros parceiros da OMC - poderia ser o maior estímulo ainda para o crescimento econômico da China. E, por extensão, um estímulo gigante para a economia mundial.


Não estou sugerindo que juntar-se à OMC é um passo simples. Simplesmente o contrário. Mas muitos outros países que já são membros da OMC compartilham um nível comparável de desenvolvimento com a China. Eles subscreveram seus direitos e obrigações e aproveitam seus benefícios. Os outros candidatos à adesão também estão mostrando que eles fizeram a mesma escolha.


A atração da OMC reside precisamente na força e consistência de seus direitos e obrigações - que continuamos ampliando e aprofundando com a expansão e integração da economia global. Há cinquenta anos, o foco era apenas as tarifas e outras medidas de fronteira; Hoje, as regras da OMC se estendem bem dentro da fronteira, abrangendo padrões técnicos, serviços, propriedade intelectual, investimentos relacionados ao comércio e uma série de outras políticas econômicas que antes eram consideradas domésticas. Há cinquenta anos, quase todos os membros do GATT eram do mundo industrializado; dos 130 membros da OMC de hoje, oitenta por cento são países em desenvolvimento ou economias em transição.


A crescente complexidade das regras e a diversidade de membros, longe de enfraquecer a OMC, fortaleceu-a. Ao passar a uma participação mais ampla, fizemos mais do que adicionar uma nova regra aqui ou um novo membro lá. Criamos uma rede em expansão de interesses e responsabilidades interligadas - um sistema que cresce mais vital para todos os nossos interesses comerciais à medida que se fortalece.


É porque a adesão da China à OMC moldará profundamente a evolução futura e a direção das relações econômicas globais, que devemos obter o processo correto. A China é muito grande e importante, um jogador econômico - e sua entrada na OMC terá um impacto muito grande no sistema - para comprometer essas negociações.


Recentemente vimos sinais importantes de impulso e flexibilidade criativa que vimos recentemente nessas negociações - em áreas difíceis como direitos comerciais, não discriminação, barreiras não tarifárias, comércio estadual, investimento e propriedade intelectual, onde os negociadores fizeram progressos bastante notáveis, especialmente nos últimos meses. Nada desse progresso teria sido possível sem a base de base técnica - se consome tempo - técnica que todas as partes nesta negociação estabeleceram durante a década anterior. Mas o que realmente está direcionando este processo é um reconhecimento compartilhado das recompensas que estão no sucesso.


Meu objetivo não é subestimar o trabalho que temos diante de nós, especialmente quando abordamos a próxima sessão de negociação agendada em maio deste ano. Como todas as negociações, grande parte do trabalho importante - e os problemas mais difíceis - foram deixados até o fim. Meu propósito é, em vez disso, exortar todos os envolvidos a redobrar seus esforços - e esticar sua imaginação - agora que podemos afirmar que está entrando na fase final e há uma necessidade amplamente compartilhada de avançar com urgência. Ainda existem questões cruciais relativas aos termos de adesão da China à OMC. Igualmente importante, existem as negociações bilaterais de adesão ao mercado com os principais parceiros comerciais da China, que, como você sabe, são um elemento crítico e essencial de qualquer negociação bem-sucedida. Mais uma vez devemos lembrar que a posição da China como o 5º exportador mundial reforça a necessidade de seu próprio mercado ser acessível aos outros. Estas são todas questões importantes que precisarão ser resolvidas para a satisfação de todos antes que a China possa ser trazida para a OMC.


Ao longo do período de processo de adesão da China, a Secretaria do GATT / OMC está pronta para facilitar as negociações e para prestar qualquer assistência que seja necessária em todas as frentes possíveis. Não consigo acrescentar que este compromisso da Secretaria seja igualmente firme à medida que abordamos as etapas finais do processo de adesão.


Os desafios futuros não alteram a realidade básica de que nenhum aspecto das relações econômicas e comerciais da China será mais fácil de tratar fora do sistema multilateral. Pelo contrário, tudo seria mais difícil, para a China e seus parceiros - mais arbitrária, discriminatória e baseada em poder. Ninguém pode querer esse cenário.


O debate internacional sobre a globalização ilustra vívidamente este último ponto. Implicidade ou explicitamente, a China está se movendo para o centro desse debate. A maravilha não é que as negociações de adesão tenham sido tão longas e tão complexas. A maravilha é que este imenso país se moveu até agora no mercado principal da economia global em tão pouco tempo.


As paredes que nos dividiram estão caindo; mas alguns ainda vêem disparidades e diferenças, ao invés de nossos interesses comuns. A globalização está tecendo o mundo como nunca antes; mas é um mundo de diferentes culturas, diferentes sistemas e diferentes níveis de desenvolvimento.


A interdependência exige que respeitamos nossas culturas e civilizações únicas. A interdependência também exige que encontremos soluções comuns aos nossos problemas comuns. Estas incluem as preocupações dos principais parceiros comerciais da China sobre os seus excedentes comerciais persistentes. Do mesmo modo, o mundo terá que entender o imenso desafio que a China enfrenta ao transformar-se com uma sociedade moderna e competitiva - e tudo em questão de décadas. A China não está sozinha em fazer esse esforço de reestruturação. A globalização obriga todas as nações, pequenas ou grandes, ricas ou pobres, a participar de um contínuo processo de ajuste. Mais do que nunca, os problemas do mundo serão os problemas da China; e os problemas da China serão os do mundo.


No entanto, nosso mundo de mudanças dramáticas é também um mundo de possibilidades dramáticas. O padrão de vida da China dobrou na última década e, sem dúvida, duplicará e triplicará novamente. Novas oportunidades estão se abrindo para trabalhadores chineses e empresários chineses. Novas escolhas estão se abrindo para os consumidores chineses. E desta abertura econômica surge uma nova esperança. Eu argumentaria, a partir da evidência do enorme sucesso da reforma até o momento, que o custo real seria manter as portas fechadas, diminuir o processo de reestruturação e manter estruturas públicas ineficientes.


O que é verdade para a China é verdadeiro para o mundo. A economia global poderia facilmente duplicar até 2020, aumentando o nível de vida global em quase dois terços - entre os maiores avanços da história mundial. A tecnologia e as comunicações estão unindo um planeta interligado, espalhando as ferramentas do progresso econômico e social e igualando a condição humana. E estamos quebrando as barreiras, não apenas entre as economias, mas entre as pessoas, dando-nos um interesse comum na prosperidade e na paz.


Devemos ser claros sobre o que está em jogo: a entrada da China no sistema de comércio global é mais do que o comércio. É sobre o futuro da China como líder econômico mundial. E é sobre a direção futura da economia global e da nossa comunidade global.


Comecei dizendo que estamos em um ponto de viragem nas relações da China com o mundo. Um desses momentos da história, que vem, mas raramente, quando as escolhas formamos o curso dos eventos por anos e até décadas. A paisagem da Guerra Fria foi varrida, como por um terremoto histórico. A próxima era da globalização ainda não se formou. Temos uma oportunidade única - entre eras e entre séculos - para lançar as bases de um novo tipo de sistema internacional, um dos quais oferece as melhores oportunidades de prosperidade e paz mundiais duradouras. Pela primeira vez, temos a nossa disposição a possibilidade de criar um sistema universal baseado em direitos e obrigações acordados por consenso e vinculando todos os seus membros.


Eu repito: a integração bem sucedida da China na economia global é a chave para muitos dos desafios internacionais que enfrentamos. Precisaremos de criatividade nos próximos dias. Nós precisaremos de resolver. E precisamos de visão. A mudança virá se nós gostamos ou não. Nós podemos comprometê-lo positivamente e dirigi-lo para fins positivos ou ignorá-lo para o nosso perigo. A escolha que temos diante de nós é óbvia.


Eu vim para a China, não como um negociador, mas como um homem com um interesse - para ajudar a construir um sistema comercial verdadeiramente global que pode suportar o peso do século XXI. Deixo-vos com a mensagem de que a China deve ser um pilar central deste sistema - caso contrário, arriscamos a construir o novo século sobre os fundamentos da instabilidade econômica e uma paz ainda mais incerta. Estou confiante de que a China irá trazer uma visão igualmente ampla para essa tarefa.

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